Nutrição
Pense saudável, seja saudável!
A Nutrição é a área de conhecimento que estuda a relação do homem com o alimento, considerando o contexto sociocultural no qual se encontra.
Analisa a composição nutricional dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, assim como os processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
O que é um Nutricionista?
O Nutricionista é o profissional de saúde que intervém na promoção da saúde e bem-estar e na prevenção e tratamento da doença através do aconselhamento e educação alimentar, terapêutica nutricional, controlo da qualidade e segurança alimentar, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, de acordo com as respetivas regras científicas e técnicas.
O exercício da profissão de Nutricionista exige, obrigatoriamente, inscrição como membro efetivo na Ordem dos Nutricionistas.
O que acontece numa consulta de nutrição?
− Realização da anamnese nutricional;
− Avaliação do estado nutricional;
− Avaliação da composição corporal;
− Elaboração do plano alimentar com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares de cada indivíduo.
Áreas de intervenção

Nutrição Clínica
O acompanhamento nutricional rigoroso faz parte da terapêutica de várias doenças como:
- Obesidade
- Desnutrição
- Doença celíaca
- Diabetes Mellitus
- Dislipidemias
- Fenilcetonúria
- Hiperuricemia (gota)
- Hipertensão arterial
- Problemas gastrointestinais (ex. síndrome do intestino irritável)
A utilização de estratégias nutricionais individualmente planeadas permite melhorar os sintomas e, em alguns casos, reverter a doença.

Nutrição na Obesidade
A acumulação de gordura em excesso está associada ao aparecimento de doenças crónicas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemias. Ainda prejudica o sono e provoca problemas ortopédicos, diminuindo a qualidade de vida dos indivíduos.
A alteração dos hábitos alimentares e de exercício físico levam à perda de peso de forma saudável, contribuindo para aliviar as complicações da doença e melhorar a autoestima do indivíduo, a sua imagem corporal, o nível de atividade e a capacidade para trabalhar e relacionar-se com os outros.

Nutrição na Diabetes Mellitus

Nutrição em Geriatria
O processo de envelhecimento traz consigo o declínio gradual da capacidade física e mental, limitando a aquisição dos alimentos e a preparação das refeições. Por outro lado, a alteração do paladar e dos processos de mastigação e deglutição, levam à diminuição do apetite. A longo prazo, pode instalar-se um quadro de desnutrição, que aumenta o risco de doença e exacerba as já existentes.
Uma alimentação adequada à fase de vida contribui para o aumento da qualidade de vida e para o envelhecimento saudável.

Nutrição no Desporto
A alimentação pode melhorar o rendimento desportivo, uma vez que contribui para:
- Suprir as necessidades energéticas e de nutrientes inerentes ao programa de treino e aos períodos de competição;
- Atingir e manter uma composição corporal saudável e adequada à modalidade (massa corporal, massa gorda e massa muscular);
- Reduzir o risco de doença e de lesão;
- Tomar decisões conscientes acerca da utilização de suplementos nutricionais e alimentos específicos para desportistas.