A Podologia Infantil ou Podologia Pediátrica é a área ou sub-especialidade da Podologia que se dedica ao estudo, ao diagnóstico e tratamento das alterações clínicas relacionadas com o pé da população infantil.
A deteção e acompanhamento precoces de alterações morfológico e ou estruturais na fase de desenvolvimento e processo de aquisição da marcha permitem ao Podologista atuar preventivamente, assim como, corretivamente através de tratamentos conservadores e multidisciplinares na garantia de um crescimento saudável.
As manifestações clínicas em Podologia Pediátrica são na sua maioria relacionadas com alterações do foro músculo-esquelético ou então com patologias da pele e anexos (unhas).
De forma a compreender, diagnosticar e tratar essas patologias que afectam o pé é importante o Podologista ter um profundo conhecimento de todas as fases evolutivas, desde logo saber quais os tecido embrionário que lhe dão origem e que lhes concede o aspecto morfológico. Para além deste desenvolvimento ósseo ainda há a formação das restantes estruturas como os músculos e respectivos tendões, assim como vasos sanguíneos e os nervos periféricos.
Como tal, a consciencialização das anomalias do foro congénito, as variações no desenvolvimento locomotor, como o desenvolvimento ósseo e o alinhamento osteoarticular são fundamentais para uma correcta avaliação e detecção precoce de achados clinicamente relevantes.
O calçado é um factor externo muito importante que pode comprometer o normal desenvolvimento do pé, assim como, facilitar o aparecimento de patologias do foro dermatológico. Nas consultas de Podologia há sempre o cuidado de informar os pais quais a principais características que devem ter em consideração na hora de escolher os sapatos para os filhos.
Em clínica podológica é comum identificar-se durante infância patologias como:
– Pé plano (Aplanamento da arcada plantar)
– Pé cavo (Aumento da altura da arcada plantar)
– Clinodactilia (alteração morfológica ou estrutural dos dedos)
– Genum Valgo e Genum Varo (Alteração na posição dos joelhos)
– Onicocriptose (Unha encravada)
– Papiloma Virico plantar (Verrugas plantares)
– Hiperhidrose (Excesso de transpiração)
Consulte um Podologista com regularidade!!
Autores:
Prof. Doutor João Martiniano – Director da Área de Ensino do Curso de Licenciatura de Podologia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa e Coordenador da Consulta de Podologia do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e Podologista da PodoSaúde Sul